Baladas que aconteceram no Rio de Janeiro

No Rio existem muitas casas de show, uma delas é o Olimpo, toda quinta-feira lá tem equipe furacão 2000 com Mr. Catra e convidados, e vodka liberada para as damas até uma da manhã, mulher …

Leia a história completa »
Baladas

Baladas

Beleza

Beleza

Cabelos

Cabelos

Dicas

Dicas

Novidades

Novidades

Home » Cultura

Renascimento cultural e artístico

Publicidade Relacionada

Renascimento cultural e artístico

Submetido por em | Sem Comentário
Renascimento cultural e artístico

O Renascimento foi um movimento cultural, artístico, filosófico e científico criado para criticar os valores e as ideologias medievais. O termo Renascimento se refere às artes e a cultura, mas há um equívoco no uso dessa expressão. A cultura nunca deixou de existir, portanto não é correto pressupor que ela tenha estado “morta” algum dia, para então poder renascer. O berço do Renascimento, ou seja, onde a cultura e as artes começaram a ser reconstruídas, foi a Itália. Isso devido à intensa vida comercial e urbana que o país levava, tendo consigo alguns resquícios da cultura clássica nacional. Outro bom motivo pelo fato desse país ser o escolhido para acolher o Renascimento foi que na Itália os burgueses, os nobres e o clero praticavam o hábito de patrocinar artistas. Isso foi um grande incentivo para alavancar o Renascimento.

A ideologia fundamental do Renascimento foi o humanismo, que estudava o ser humano a partir de escritos e obras clássicas. Francisco Petrarca e Erasmo de Rotterdan foram alguns dos grandes nomes humanistas que marcaram a época. Algumas diferenças podem ser notadas entre a Idade Média e a Idade Contemporânea pós-humanismo. Entre elas podemos citar a mudança no conceito de verdade e na forma de ver a religião, a mudança dos estudos científicos e a realização de experiências para aperfeiçoar e ajudar na evolução dos mesmos. O ser humano passou a ser mais individualista, dando valor as suas próprias características, vendo a si mesmo como o centro do universo.

Após algum tempo o Renascimento passou por um brusco e repentino declínio, e isso porque a Itália passou a enfrentar uma forte crise econômica devido às expansões marítimo-comerciais européias, que colocaram em risco suas cidades de alto giro comercial.


Bookmark e Compartilhe

Deixe um comentário !

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode subscrever a estes comentários via RSS.

Seja agradável. Mantenha-o limpo. Mantenha-se no tópico. Nenhum spam.

Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Este é um weblog gravatar permitido. Para obter seu próprio mundialmente reconhecido avatar, por favor registre em Gravatar.

*

Posts Protect Plugin by http://blog.muffs.ru