Baladas que aconteceram no Rio de Janeiro

No Rio existem muitas casas de show, uma delas é o Olimpo, toda quinta-feira lá tem equipe furacão 2000 com Mr. Catra e convidados, e vodka liberada para as damas até uma da manhã, mulher …

Leia a história completa »
Baladas

Baladas

Beleza

Beleza

Cabelos

Cabelos

Dicas

Dicas

Novidades

Novidades

Home » Estudo

O contratualismo segundo Montesquieu obra O Espírito das Leis

Publicidade Relacionada

O contratualismo segundo Montesquieu obra O Espírito das Leis

Submetido por em | Sem Comentário
O contratualismo segundo Montesquieu obra O Espírito das Leis

Embora contratualista, Montesquieu se opõe ao modelo de contratualismo de Hobbes. Refere-se também ao homem em “estado natural”, anterior ao estabelecimento das sociedades. Entretanto, diz que o homem sentiria, antes de tudo, sua fraqueza e estaria constantemente atemorizado. Ninguém procuraria atacar e a “paz seria a primeira lei natural”. Traçou em sua obra,  “O Espírito das Leis”,  leis naturais que levam o homem a escolher a vida em sociedade, quais sejam:

1ª. O desejo de paz;

2ª. O sentimento das necessidades, experimentado principalmente na procura de alimentos;

3ª. Atração natural entre os sexos opostos;

4ª. Desejo de viver em sociedade, resultante da consciência que os homens têm de sua condição e de seu estado.

Justifica que, levados por essas leis, os homens se unem em sociedade, passando a se sentir fortes, a igualdade natural havida entre eles desaparece e o estado de guerra começa, ou entre sociedades, ou entre indivíduos da mesma espécie.

Montesquieu não chega a mencionar expressamente o contrato social, embora use a observação de que “sem um governo nenhuma sociedade poderia subsistir”, passando à apreciação das leis do governo, sem fazê-las derivar de um pacto inicial.


  Copyright secured by Digiprove © 2011 Raquel Brum

Bookmark e Compartilhe

Deixe um comentário !

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode subscrever a estes comentários via RSS.

Seja agradável. Mantenha-o limpo. Mantenha-se no tópico. Nenhum spam.

Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Este é um weblog gravatar permitido. Para obter seu próprio mundialmente reconhecido avatar, por favor registre em Gravatar.

*

Posts Protect Plugin by http://blog.muffs.ru