Baladas que aconteceram no Rio de Janeiro

No Rio existem muitas casas de show, uma delas é o Olimpo, toda quinta-feira lá tem equipe furacão 2000 com Mr. Catra e convidados, e vodka liberada para as damas até uma da manhã, mulher …

Leia a história completa »
Baladas

Baladas

Beleza

Beleza

Cabelos

Cabelos

Dicas

Dicas

Novidades

Novidades

Home » Estudo

O romantismo

Publicidade Relacionada

O romantismo

Submetido por em | Sem Comentário
O romantismo

O Romantismo é uma escola literária que teve início no final do século18, na Alemanha, com a publicação de um livro polêmico do escritor Goethe, chamado de Os Sofrimentos do Jovem Werther. Após o início na Alemanha, em 1825 Almeida Garret escreveu o livro Camões, que deu início ao movimento em Portugal. No Brasil, o Romantismo chegou um pouco mais tarde, em 1836, com a obra de Gonçalves de Magalhães, chamada de Suspiros Poéticos e Saudades.

O Romantismo é uma escola literária marcada pela intensidade das paixões vividas e pelo lado pessimista em ver a vida. Marcou o início da era de liberdade de expressão, já que os escritores não mais se importavam com a contagem de sílabas poéticas e sim com o verdadeiro conteúdo que as poesias tinham a oferecer. Essas, por sua vez, eram fortemente marcadas pela contínua fuga da realidade do eu – lírico. O sono e a morte eram os principais e favoritos caminhos que os poetas encontravam para demonstrar a fuga da realidade de seus personagens, ou até de si mesmos. O egocentrismo era fortemente demonstrado nas obras, assim como o sentimentalismo e a subjetividade, que aguçavam a criatividade de seus leitores.

A poesia romântica no Brasil teve três importantes fases de destaque. A primeira fase foi a nacionalista, que contava o passado histórico do país através de versos. Essa fase, no Brasil, foi chamada de Indianismo, e teve como principal ícone o poeta Gonçalves Dias. A segunda fase foi marcada pelo ultra-romantismo e no Brasil teve grandes escritores, tais como Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes Varela. A terceira fase foi composta por poesia social, grandiosamente representada por Castro Alves.

Bookmark e Compartilhe

Deixe um comentário !

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode subscrever a estes comentários via RSS.

Seja agradável. Mantenha-o limpo. Mantenha-se no tópico. Nenhum spam.

Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Este é um weblog gravatar permitido. Para obter seu próprio mundialmente reconhecido avatar, por favor registre em Gravatar.

*

Posts Protect Plugin by http://blog.muffs.ru